terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Carta de Propostas

A Amceu entregou para a Decana de Assuntos Comunitários - Rachel Nunes da Cunha, no dia 05 de Dezembro de 2008 a seguinte Carta de Propostas. Estamos aguardando a resposta por escrito. Algumas ações já foram iniciadas.

Brasília, 05 de Dezembro de 2008

Da Associação dos Moradores da Casa dos Estudante Universitário (AMCEU)


CARTA DE PROPOSTAS DOS(AS) MORADORES(AS0 DA CASA DO ESTUDANTE


Magnífico senhor reitor e excelentíssima decana saudamo-lhes sua vitória e a ousadia de propor uma gestão compartilhada o que exige uma responsabilidade de todos(as). Nós, moradores(as) da Casa do Estudante Universitário, aproveitamos o “momento de renovação da reitoria” para apresentar nosso interesse e necessidade de participar das edificações e fomentos desenvolvidos nesse mandato, para bem usufruirmos nossos direitos. Tendo em vista as demandas estruturais e funcionais da “nossa casa” iniciamos nossa participação listando as seguintes propostas.

Segurança e Portaria

Sugerimos que em cada guarita tenha um segurança e um porteiro.

Das funções dos Seguranças da CEU

Que a CEU conte com seguranças profissionais, próprios e preparados para tal;
Resguardar o patrimônio da CEU, da AMCEU, do SME e dos(as) moradores(as) (bicicletas, computadores, orelhões, lacres da saída de emergência, extintores, caixas de correio etc. Inclusive dos corredores internos dos blocos;
Além de serem seguranças de patrimônio, os seguranças deverão passar por um treinamento humanístico, ser treinados para contenção de agressão física sem a utilização de armas. A contenção será realizada por meio de técnicas de imobilização de pessoas que estejam oferecendo risco à integridade física de pessoas que estejam nas dependências da CEU;
A formalização das limitações e alcance das ações das policias PM, PF e PC, na busca de uma "parceria" que contemple nossas necessidades de segurança, sem criar um estado policial;
Garantir que as Instituições Policiais responsáveis pela segurança da Universidade atendam aos chamados oriundos da CEU;
Impedir eventos (churrascos, festas em geral, etc) nas áreas comuns entre blocos;
Atender aos chamados dos(as) moradores(as) da CEU e de todos(as) aqueles(as) que nela trabalham;
Fazer cumprir a Lei do Silêncio todos os dias, inclusive nos sábados e domingos, nas dependências da CEU.

Das funções dos Porteiros da CEU

Ter comunicação direta com a segurança do campus através de rádios e de telefones;
Identificar moradores(as) visualmente e visitas por escrito (nome, RG) ao entrarem nas dependências da CEU;
Interfonar aos(às) moradores(as) antes de permitir a subida de visitantes.

Da Infraestrutura e políticas para a segurança e portaria

Garantir um espaço imediato para festas, enquanto não é construído o Centro de Convivência;
Esclarecer as funções de cada uma das Instituições Polícias no que diz respeito a CEU;
Instalar a infra estrutura das novas portarias, os interfones, a porta eletrônica, as câmeras nos corredores da CEU, no estacionamento das bicicletas e na sala de informática e lacre nas portas de emergência;
Manutenção das portas de entrada da CEU, em especial das molas de fechamento;
Melhores condições de trabalho para todos(as) os(as) funcionários(as) da CEU;
Melhoria na iluminação do Centro Olímpico e no trajeto do ICC/reitoria/BCE até a CEU;
Instalação de “olho-mágico” nas portas dos apartamentos;
Atividades de extensão voltadas para a ocupação que fica atrás do IBAMA, a fim de garantir uma relação de vizinhança harmônica.

Serviço Psicossocial e Pedagógico.

Objetivo Geral

Promover o atendimento psicossocial e pedagógico com um foco promocional e preventivo em relação ao desenvolvimento biopsicossocial dos(as) moradores(as) da CEU. Será composto por psicólogos(as), assistentes sociais, pedagogos(as) e outros(as) profissionais de acordo com a necessidade.

Das funções:

Acompanhar o ingresso dos(as) estudantes nos apartamentos da CEU e o usufruto do direito de estar em um desses;
Apresentar o espaço da CEU e da universidade, os projetos, os direitos e deveres, as possibilidades de bolsas os(as) funcionários(as) e as problemáticas ainda existentes;
Mediar os problemas de convivência entre moradores(as) lançando mão de estratégias de terapia de grupo entre outras modalidades;
Desempenhar o serviço de orientação acadêmica;
Auxiliar na construção do perfil dos apartamentos antes da recepção dos(as) calouros(as) (é vedado impedir entrada de pessoas no apartamento por motivos étnico-raciais, relativos à orientação sexual, etc;
Promover projetos relacionados a lazer, cultura, atividades física e saúde para os(as) moradores(as) da Casa do Estudante;
Acompanhar os(as) estudantes na inserção do mercado de trabalho;
Encaminhar os(as) estudantes aos serviços de atendimento médico, psicológico e odontológico, conforme as necessidades apresentadas por esses;
Oferecer acompanhamento psicopedagógico para os(as) estudantes com baixo rendimento acadêmico e/ou em condição e para aqueles(as) que estão na iminência de chegarem a essas situações;
Desenvolver uma educação para o saber conviver.

Lazer

Garantir bolsas para os(as) moradores(as) participarem das atividades físicas e esportivas oferecidas pelo CO à comunidade;
Acesso e usufruto a plena estrutura do Centro Olímpico;
Abertura de um projeto comunitário para o uso da academia do Centro Olímpico pelos(as) moradores(as);
Construção de um espaço de convivência (sala de jogos) e espaços com barreira de som para festa;
Incentivo a práticas culturais (teatro, dança, música, artes plásticas, etc);
Programas que propiciem a prática de atividades físicas e esportivas;
Incentivo a projetos culturais dentro da Casa do Estudante;
Garantir salva-vidas para as piscinas nos finais de semana;
O direito de que as luzes que iluminam as quadras do CO sejam acesas sempre que os(as) moradores(as) da CEU desejarem fazer o uso dessas quadras no período noturno;
Espelhos grandes e cortinas opacas para o salão do Bloco B e isolamento acústico a fim de proporcionar melhores condições para as aulas de dança do ventre e outras atividades que lá ocorrem ou que virão a ocorrer.

Saúde Integral para os estudantes

Ampliar o número de funcionários(as) para o Serviço de Atendimento Médico (SAM) do HUB;
Garantir o atendimento médico (em suas diversas especialidades), oftalmológico, odontológico, psicológico, etc da comunidade acadêmica, em especial os(as) moradores(as) da CEU. Quando o HUB não tiver profissionais e estruturas para atender as demandas dos estudantes, que estes sejam encaminhados e acompanhados no sentido do atendimento a esta demanda;
Disponibilizar no SME um cronograma referente aos períodos de marcação de consulta no HUB;
Garantir o pagamento dos profissionais que trabalhem na casa, como psicólogos, a fim de que não sejam obrigados a abandonar as atividades que aqui exercem;
Sala para o atendimento psicológico com estrutura adequada a essa atividade.

Bolsa Estudantil

l Garantir que no período de férias os(as) moradores(as) que possuem a Bolsa Permanência tenham direito as férias sem o corte da mesma, garantindo desse modo o seu direito a descanso e visitas a família;
l Bolsa Viagem (uma passagem de ida e uma de volta para a cidade da família do(a) morador(a) da casa para que ele possa visitar esses nos períodos de férias do meio e do final do ano;
l “Bolsa Valorização Estudantil” no valor e atrelado ao salário-mínimo, vinculada as atividades acadêmicas e condicionada ao IRA;
Obs: Essa bolsa não exclue o recebimento de bolsas permanência, PIC ou quaisquer outra bolsa oferecida pela UnB;
Finalidades da bolsa: Alimentação; xérox de apostilas, textos, etc;
compra de livros (eventualmente); transporte; medicamentos; programas culturais(cinema, teatro, exposições, etc.
l Bolsa, temporária, para os representantes da AMCEU, enquanto, a bolsa Valorização Estudantil não for implementada.

Atividades de Extensão

Garantir a isenção de taxas nas atividades de extensão para estudantes grupos I e II (Resolução CEX nº 01/2003, Art. 7º);
Ampliar a porcentagem de 5% para 10% das vagas (Bolsas);
Divulgação das atividades assim que forem confirmadas ou pelo menos com um mês de antecedência;
Implementar o projeto ArteCeuVá, UnBDoc Nº 100154/2008.
Alimentação

Acelerar o processo de licitação referente à nova empresa que distribuirá café da manhã para os(as) moradores(as) da CEU;
Acompanhamento nutricional das refeições que são fornecidas aos(às) moradores(a) da CEU;
Garantir a fiscalização, pelas nutricionistas da UnB, periódica das empresas que fornecem refeições aos(às) moradores(as).

Transporte

Garantir a qualidade e o cumprimento dos itinerários e horários que atendam os(as) moradores(as) da CEU nos dias letivos, feriados e férias.
Foram acordados entre os(as) moradores(as) os seguintes horários:


Durante o período Letivo
Feriados/Sábados e Domingos
Férias
7:30 CEU – Rodoviária - UnB
10:00 CEU – UnB – L2 Norte
7:30 CEU – UnB – L2 Norte
9:30 CEU – UnB – L2 Norte
11:00 CEU – UnB – L2 Norte
12:30 CEU– UnB – L2 Norte - Rodoviária
13:30 CEU– UnB – L2 Norte
15:30 CEU – UnB – L2 Norte
17:30 CEU – UnB – L2 Norte
17:00 CEU – UnB – L2 Norte

Horário da noite padrão mais um de 20:30 CEU– UnB – L2 Norte – Rodoviária.
18:00 CEU – UnB – L2 Norte
Horário da noite padrão

Reforma da Casa do Estudante Universitário

Definir agenda da Reforma: Informar os prazos de início, duração e termino da obra.
Que todos os processos relacionados a essa sejam ágeis;
Que a reforma ocorra minimizando os prejuízo a qualidade de vida dos(as) estudantes da CEU;
Remanejamento para apartamentos funcionais da UnB, e transporte dos móveis pessoais.
Total esclarecimento sobre a reforma da CEU de forma a garantir o direito a participação dos(as) moradores(as) nas decisões relacionadas a essa;
Reformar os espaços comuns da CEU, sala de estudo, sala de televisão, sala de reuniões da CEU de forma a adequá-los aos seus devidos fins.Garantindo qualidade acústica, iluminação, estética etc. Sem improvisações;
Remanejar imediatamente a marcenaria que fica debaixo da Bloco “A”, para um espaço adequado.Que não atrapalhe o estudo na CEU.

Pontos emergenciais da reforma

l Passarela - que está caindo
l Encanamentos - enferrujados
l Re-colocar os brises para impedir a entrada de luminosidade e de chuva nos apartamentos (isofilme aqui não é a solução)
l Sanar as infiltrações da estrutura (em especial na área das janelas)
l Renovação da parte elétrica
l Aprimorar as tubulações de ar
l Adequar a infra-estrutura para estimular a coleta seletiva do lixo, inserindo a casa de maneira efetiva na Agenda 21 da UnB.
l Instalar pequenas lixeiras nas escadas.
l Instalar lixeiras no caminho da CEU ao ICC e a BCE;
l Efetivar o projeto do Centro de Convivência.Que esse espaço seja apropriado a festividades e conte com isolamento acústico;
l Elaborar uma agenda/compromisso, Informando os prazos de início, duração e termino de todas as obras.


Projeto da lavanderia comunitária

l Garantir os direitos das duas Donas Marias. De forma a torná-las funcionárias terceirizadas.
l Definir projetos e a administração com moradores(as).
l Que todos os processos relacionados a essa obra sejam agilizados.

Laboratório de Informática da CEU

l Aquisição de 30 computadores de qualidade. Com configuração mínima de: processador de 1,5 GHz, HD de 80, memória ram de 1G e monitor de LCD.
l Oferecer manutenção constantes por técnicos capacitados.
l Colocar Internet sem fio na CEU.
l Cursos de capacitação para os bolsistas do laboratório.

Infra-Estrutura e limpeza

l Manutenção de espaços salubres;
l Limpar duas vez por semana os espaços coletivos da CEU, sempre no primeiro dia subseqüente aos finais de semana e feriado e no dia anterior aos finais de semana e feriados;
l Implementar a agenda 21 da UnB, na CEU de forma a envolver os moradores. Promovendo a coleta seletiva, a reciclagem e a diminuição de gastos de recursos;
l Dedetizar 3 vezes ao ano as dependências da CEU;
l Controle da poluição sonora (remanejar a marcenaria para um local adequado e remanejar as paradas de ônibus);
l Projeto de extensão para conscientização ambiental. (projeto para implantação de jardins para Casa do Estudante – entre os blocos – incentivando o melhor convívio entre os moradores e o espaço), nos moldes dos jardins do ICC e da Colina
l Aquisição de lixeiras que permitam a coleta seletiva de lixo;
l Promover parcerias com políticas, projeto e grupos voltados para discussão de temas relacionados à cidadania e meio ambiente
l Mais um bicicletário para cada bloco;
l A instalação de 1 compressor de ar no Bloco A para que os(as) moradores(as) possam encher os pneus de suas bicicletas.
Normas de Convivência

l Revisão e Reformulação para as Normas Gerais de Moradia e Convívio na CEU de maneira a levar em consideração as propostas da AMCEU.

Administração da CEU

l Renovação dos quadros de funcionários diretamente relacionados à casa de acordo com as necessidades;
l Observação dos Códigos de Ética das profissões (assistente social, psicólogo, funcionários públicos etc.) relacionadas à administração da casa e da Universidade.

Material para AMCEU
Um Notebook
Uma impressora
Uma Máquina Fotográfica Digital
Material Esportivo (3 bolas de vôlei, 2 bolas de basquete, 2 bolas de futebol de salão, 2 petecas)
Um Megafone

Construção da Nova Casa de Estudantes da UnB

l Participação dos(as) estudantes em todas as etapas referentes à construção dessa nova casa;
l Informar os prazos de início, duração e termino da obra;
l Que todos os processos relacionados a essa obra sejam agilizados.

Desde já agradecemos a compreensão e nos colocamos a espera de contato para discutirmos estratégias e procedimentos, a fim de construir e concretizar soluções.

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