segunda-feira, 20 de junho de 2011

AMCEU autogestionada, segundo e-mail de Luana Weyl


Bloco A da CEU.

Segue o email que enviei em 24 de Março de 2011 sobre Autogestão da AMCEU.

AMCEU autogestionada 

1-) A AMCEU sempre (desde q entrei na CEU em outurbo de 2008) funcionou assim: TUDO É DECIDIO EM REUNIÕES POR QUEM VAI NAS REUNIÕES e isso, meus amigos e minhas amigas, é praticamente uma autogestão... 

A única diferença é que havia eleição (com exigências de quórum mínimo e tudo mais) onde legitimávamos um grupo de pessoas pra tocar os trabalhos. O que isso significava? Lançar chamado para reunião na lista de emails, colar cartazes (as vezes bater na porta...), escrever e entregar ofícios e mediar as reuniões. Por exemplo: o representante da AMCEU na MNPE é o Thiago Rocha. Ele NÃO é da gestão da AMCEU "atual" (a última eleita legitimamente), mas seu nome foi sugerido e aprovado em reunião. Reunião aberta e amplamente divulgada.

Além disso, também fomos eleitxs com um "programa" de campanha, o qual sinalizava nossos posicionamentos sobre várias questões e algumas "propostas" de atividades/formas de agir. Isso dava uma certa liberdade de, por exemplo, escrever um texto sobre o PNAES e postar no blog sem consultar uma reunião, ou mesmo de dar uma entrevista sem tirar posicionamento em reunião. Estávamos respaldadxs com o programa de campanha legitimado nas eleições.

2-) Então, o que mudaria com a autodeclamação de uma verdadeira Autogestão para a AMCEU? 
R= muito simples, duas coisa. 
1º) Não haveria mais programa de campanha para respaldar nada. O único respaldo existente seria as decisões tomadas em reunião e 
2º) Não haveria mais esse grupo encarregado de tocar os trabalhos. Ou seja, teríamos que decidir quem tocaria os trabalhos TAMBÉM em reunião! (Muitas vezes isso também já era feito, mas enfimmmm)

3- SÓ TEM UMA COISA que me preocupa. A não participação das pessoas somada a falta de entendimento político de mtas... O que quero dizer com isso é que tenho medo que confundamos Autogestão com "casa da mãe joana" (odeio essa expressão, mas não achei outra que exemplificasse melhor...). Autogestão não significa que qualquer um/a tem o direito de falar o que quiser em nome da AMCEU. Ao contrário. Autogestão signfica que tudo que a AMCEU fará deve ser previamente decidido em reunião. Isso garante uma transparência nas decisões, horizontalidade na tomada destas e um processo o mais democratico possível.

Aew, pra além disso, eu teria algumas idéias de funcionamento iniciais. Mas como o email tá mto grande, só digo que poderíamos nos organizar em grupos de trabalho (tipo: ofícios, comunicação, etc) e poderíamos começar aprovando um estatuto que garanta uma AMCEUautogestão. Acredito que essa seja a nossa melhor solução. Enfim, opinemos e marquemos Assembléia Geral de Morado@s para que possamos discutir isso e outras coisas pessoalmente, pode ser? 

[Veja artigo sobre a "A Tirania das Organizações Sem Estrutura", de Jo Freeman, 1970: http://www.nodo50.org/insurgentes/textos/autonomia/21tirania.htm]

Nenhum comentário:

Postar um comentário